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Quer ter uma saúde mental melhor? Alcançar objectivos? Neste artigo, entenda como as afirmações positivas são fundamentais para alcançar o sucesso e o bem-estar físico e mental.

O leitor já deve ter ouvido alguém dizer: “as palavras têm poder” mas, será que acreditou nesta afirmação?

A verdade é que as palavras têm realmente muito poder e podem transformar a sua vida. Como?

Hal Elrod, autor do livro Manhãs Milagrosas (aconselho a leitura para saber mais), menciona como as afirmações foram e são importantes na vida dele. Ele explica no livro, como uma simples afirmação que repetia todos os dias para si mesmo, mudou o subconsciente dele.

Achei esta experiência significativa e decidi aprofundar mais o assunto. Descubra como pode criar afirmações positivas para todas as áreas da sua vida e comece a implementar isto agora !

Para saber mais continue a ler o artigo.

Neste artigo, os tópicos que vai encontrar são:

  1. O que são afirmações positivas?
  2. Atenção aos pensamentos
  3. Como criar as suas próprias afirmações positivas
  4. Exemplos de afirmações positivas
  5. Como uso as afirmações positivas

1. O que são afirmações positivas?

Uma afirmação positiva é uma frase ou declaração confiante de uma verdade percebida.

O Reticular Activating System (RAS) é uma parte do nosso cérebro que faz com que palavras repetidas ao longo do tempo, tornem-se parte da nossa identidade. Sejam elas palavras positivas, ou negativas.

Para que entenda melhor, as afirmações positivas são uma forma de auto-sugestão ao nosso subconsciente, por isso, recitar afirmações positivas antes de dormir e depois de acordar, motiva e programa a nossa mente para trabalhar numa determinada ideia que desejamos ou queremos.

É, portanto, importante entendermos, que as afirmações diárias são o reflexo dos nossos pensamentos e sentimentos.

Precisamos de reeducar a nossa forma de pensar, começando por aquilo que queremos atrair para as nossas vidas. A sua postura mental é essencial para activar as mudanças que deseja sentir ou ver, através das afirmações.

2. Atenção aos pensamentos

Fomos programados desde pequenos – ao nível subconsciente – para pensar, acreditar e agir tal como fazemos.

A nossa programação é produto de muitas influências, entre as quais: o que nos foi dito pelos outros, o que dissemos a nós mesmos, e todas as nossas experiências – as boas e as más.

Por isso, existem programações boas, agentes de sucesso e felicidade, enquanto que outras – possivelmente a maioria – apenas dificultam a vida.

É urgente parar com a má programação! Paremos de nos culpabilizar e de nos sentirmos inadequados e não merecedores do sucesso que tanto desejamos alcançar.

Tenha cuidado com aquilo que pensa. Os seus pensamentos e convicções sobre a vida e as circunstâncias, podem influenciar a sua maneira de agir e de conseguir o que realmente quer.

Com efeito, o leitor pode utilizar as afirmações para começar a programar-se para ser mais confiante e bem-sucedido em tudo o que faz. Como? Dizendo a si próprio, repetidamente:

  • como quer ser
  • o que quer alcançar
  • como pretende lá chegar

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3. Como criar as suas próprias afirmações positivas

Manter uma postura emocional e mental que priorize o melhor que a vida pode oferecer, é uma prática saudável que garante bons resultados.

Escrever as suas afirmações constitui uma ajuda preciosa na reformulação de uma nova programação que lhe permita alcançar o tal estado mental desejável. Quando as escreve, torna-se mais fácil ajustá-las ou alterá-las sempre que necessário.

Use as palavras com mais responsabilidade e faça com que elas lhe sirvam para trazer ainda mais alegrias.

O leitor pode escolher e criar as suas afirmações, isso significa que está perante a possibilidade de desenhá-las de modo que elas possam ajudá-lo a estabelecer novos pensamentos, convicções e comportamentos.

No livro “Manhãs Milagrosas”, Hal Elrod apresenta cinco passos simples para criar as suas próprias afirmações:

Passo nº1 – O que realmente quer

É fundamental que a sua afirmação articule claramente e com precisão qual é o cenário ideal para cada área da sua vida.

Pode organizar as suas afirmações para as áreas da sua vida que considere prioritárias, como Saúde/Bem-Estar físico, Finanças, Relacionamentos, etc.

Clarifique por escrito, o que realmente quer ou deseja, sobre a visão ideal que tem para si e para a sua vida.

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Passo nº2 – Porque quer o que quer?

As pessoas que definem um propósito de vida claro, mais poderoso que pequenos problemas e obstáculos, saem da cama com um querer diferente, de trabalhar em prol do seu propósito.

 

Aqueles que vencem as tentações da mediocridade e alcançam tudo o que querem na vida são movidos por um porquê extraordinariamente imperioso.

– Hal Elrod

Quando escreve as suas afirmações, é fundamental que inclua os seus porquês mais profundos.

Crie o seu propósito imparável !

Passo nº3 – Que pessoa está disposta a ser para criar a vida que quer para si?

Como menciona Hal Elrod no livro:

Ser (quem necessita de ser) e fazer (o que necessita de fazer) são pré-requisitos para ter o que deseja ter. É importante que tenha ideias claras quanto ao que necessita de ser e quanto ao seu empenhamento em sê-lo, de modo a conseguir dar passos evolutivos na sua vida, profissão, saúde, casamento, etc.”.

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Passo nº4 – O que está disposto a fazer para atingir o seu propósito?

Quanto mais específico for a acção ou o propósito, melhor. Ou seja, se por exemplo um dos seus propósitos é perder peso, comece a quantificar.

Neste caso, a sua afirmação poderia ser: Estou disposto a perder peso e para isso, vou começar a ir ao ginásio x vezes por semana, de x em x horas. O objectivo é perder x peso, até x mês/dia.

Aponte a frequência (quantas vezes) e a duração (a que horas/dia começa e a que horas/dia termina a actividade).

Sugestão: Defina passos realmente realizáveis. Não comece logo com tudo, vá com calma. Estabeleça metas reais e não excessivamente ambiciosas.

Passo nº5 – Socorra-se de filosofias e citações inspiradoras

Inspire-se. Actualmente existe facilidade em encontrarmos afirmações de outras pessoas, que também fazem sentido para nós. Correcto? Aponte e comece a utilizar.

Sempre que encontrar uma citação ou uma filosofia inspiradora, que o faça sentir-se entusiasmado, incorpore-a nas suas afirmações.

4. Exemplos de afirmações positivas

Estudos provam que as pessoas optimistas têm mais saúde. As afirmações positivas são consideradas uma excelente ferramenta, para mudar o seu pensamento.

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As afirmações positivas também podem reverter crenças limitantes que por vezes criamos em nós.

Imagine que o seu sonho é ser promovido na empresa onde trabalha. Mas o leitor tem a seguinte crença limitante:

  • “Não tenho as habilidades necessárias para ser promovido.”

Crie a sua afirmação positiva e escreva uma afirmação que seja o oposto da sua crença.

  • “Sou um funcionário competente e tenho as habilidades necessárias para ser promovido.”

Se repetir isto diariamente e continuar a desenvolver as suas competências, o leitor está a criar um ambiente mental muito mais positivo para que alcance esse objectivo.

Selecionei algumas afirmações positivas para o ajudar, por isso, prepare-se e aponte.

  • Não quero ser uma vítima. Recuso-me a sentir-me desamparado. Afirmo o meu próprio poder.
  • À medida que mudo os meus pensamentos, o mundo à minha volta muda também.
  • Todas as mudanças que ocorrerem na minha vida são positivas. Sinto segurança.
  • Cada dia é uma nova oportunidade. O ontem já passou. Hoje é o primeiro dia do meu futuro.
  • Sei perdoar, sou amoroso, bom e gentil, e sei que a vida me ama.

Algumas citações estimulantes partilhadas por Hal Elrod, que pode implementar na sua vida:

“Ame a vida que tem enquanto cria a vida dos seus sonhos. Não pense que necessita de esperar pela vida dos seus sonhos para começar a amar a sua vida.”

“O lugar onde agora se encontra resulta dos lugares que habitou no passado, mas o lugar aonde irá no futuro depende inteiramente da pessoa que escolher ser.”

“Liberte-se da necessidade de ser perfeito para ter acesso à oportunidade de ser autêntico. Seja a pessoa que é. Ame a pessoa que é. Se o fizer, os outros também o farão.”

5. Como uso as afirmações positivas

Eu sigo a metodologia que Hal Elrod indica no livro Manhãs Milagrosas. Por isso,eu tenho afirmações positivas diferentes para ler, antes de dormir e depois de acordar.

Tenho um caderno para cada momento e actualizo semanalmente as minhas afirmações positivas (Hal Elrod menciona que as afirmações não devem ser “estáticas” e sim actualizadas conforme o momento e a fase da nossa vida.).

A leitura das afirmações positivas deve tornar-se um hábito.

Leitura recomendada: Como criar novos hábitos e melhorar resultados

Desde que implementei este método, sinto que o meu estado mental durante o dia é completamente diferente. É incrível, admito.

Por isso, queria tanto escrever este artigo! Porque tenho mesmo notado uma diferença enorme na minha vida.

Se gostaram deste artigo, comentem.  Quero saber a vossa opinião! Vocês têm alguma afirmação positiva ou filosofia que queiram partilhar?

Já sabem que estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir sobre as afirmações positivas.

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