Bullet Journal Organização

Criado pelo designer Ryder Carroll, o Bullet Journal é um método de organização, que promete ajudar a organizar a sua vida, tanto profissional como pessoal. Este método de organização permite reunir lembretes, checklists, tarefas diárias, compromissos futuros e muito mais, num único local.

Se tem interesse em saber mais sobre o Bullet Journal, continue a ler.

Foi comprovado recentemente através de um estudo na Universidade de Toronto que escrever os nossos objectivos, pode ajudar-nos a alcançá-los mais facilmente. Este estudo acompanhou 700 estudantes, que fizeram exercícios curtos de escrita, durante dois anos.

Escrever uma frase por dia, pode alterar o nosso estado de espírito e o nosso optimismo sobre a vida. Diferentes pesquisas mostram os benefícios e as vantagens em escrever à mão e em passar as nossas metas, objectivos e pensamentos para o papel.

O Bullet Journal ficou conhecido na internet em 2015, através de um vídeo explicativo publicado no youtube a demonstrar como se utilizava o método. Eu conheci este método através da Thaís Godinho, no Vida Organizada, um blog brasileiro que acompanho diariamente e que recomendo.

Vivemos na era digital, o que me levou a pensar, como é que o Bullet Journal teve tanto sucesso e adesão ? Afinal, acaba por ser um método mais tradicional.

A resposta para esta pergunta é: personalização. Este sistema é completamente adaptável e pode ser utilizado de acordo com o sua própria rotina. Ele pode ser uma lista de tarefas, um caderno, um diário, um calendário, uma agenda de compromissos e eventos, ou o mais comum, ele é tudo isto que acabei de mencionar e muito mais.

Como começar um Bullet Journal ?

Os materiais que precisa para começar são: um caderno e uma caneta (já vamos perceber que há quem utilize mais materiais, mas são opções pessoais.). Os cadernos mais utilizados normalmente são os moleskines quadriculados ou pontilhados. Como o próprio autor do método menciona “o melhor caderno é o seu favorito”.

Além do material de escritório necessário, existe um sistema de legenda ou símbolos a ser utilizado no Bullet Journal, o qual facilita a divisão entre tarefas, compromissos e grau de importância, por exemplo.

Key BulletJournal

Estes símbolos normalmente são utilizados universalmente, contudo nada impede de criar o seu próprio código. Ryder, sugere outras secções básicas para o Bullet Journal tornar-se um sistema mais fácil e intuitivo de ser utilizado.

  • Índice

Index Bullet Journal

A primeira folha do caderno é destinada ao Índice, onde pode definir quais as páginas que farão parte do seu caderno e os tópicos a que correspondem. Exemplo: calendário, finanças, compras, livros, séries, filmes, etc. Aqui consegue estruturar o seu caderno, para poupar tempo no futuro, quando precisar de procurar as diferentes informações.

  • Future Log ou Calendário

futurelog_bulletjournal

As páginas seguintes são destinadas ao calendário ou ao conhecido future log. Este é um dos principais componentes do Bullet Journal. O objectivo é deixar registado quais serão os principais acontecimentos daqueles meses: aniversários, festividades, consultas, férias, etc. Também pode adicionar certos objectivos que gostaria de completar até uma determinada data.

Deposite todas as datas que tem guardadas na sua cabeça neste local e consiga uma visualização geral, disponível para quando quiser lembrar. Esvazie a mente, é importante !

  • Calendário do Mês e Calendário Diário

bulletjournal

No topo da página, escreva o nome do mês. Abaixo disso, liste os dias do mês, um seguido do outro. Na frente de cada número, especifique qual o dia da semana será, usando a primeira letra do dia (exemplo: S para segunda-feira, Q para quinta-feira, e assim em diante).

Faça também a sua lista de objectivos para o mês. Coloque um traço ou desenhe uma caixinha na frente de cada objectivo. Desta forma, consegue fazer uma marcação – “check” ao terminar cada tarefa.

Existem várias formas de utilizar este método e é possível adicionar e criar páginas específicas para diferentes tópicos. Como referi anteriormente, é esta personalização que torna o Bullet Journal um método atractivo.
Um dos méritos do Bullet Journal é fazer com que as pessoas consigam ver e analisar os passos necessários para alcançar os seus objectivos.

Posso usar um Bullet Journal no trabalho, na escola/universidade ?

A resposta é sim ! É possível utilizar o Bullet Journal para priorizar tarefas e com isto melhorar a produtividade, seja no trabalho, na escola ou na universidade.

bulletjournal_trabalho

É uma forma simples de registrar o que é preciso ser feito, tirar notas ou simplesmente para controlar o progresso dos seus objetivos profissionais ou académicos, durante o ano.

Vale ressaltar que este é apenas mais um método de organização e que não existe um método que funcione bem para toda a gente, porque somos todos diferentes, com hábitos e rotinas distintas. Por isso é tão importante experimentar e aprender com isso !

A minha experiência com o Bullet Journal, foi agradável. Contudo, não resultou para a minha rotina. Cheguei a um ponto que demorava muito tempo a organizá-lo e a preenchê-lo, porque gostava de o tornar “bonito” como via em alguns blogs.

Com o tempo que perdia no design e na organização do Bullet Journal, deixava de dar importância ao que realmente era importante, organizar a vida. Mas, a experiência foi agradável e acabei por trazer comigo algumas coisas do sistema para a minha rotina, como a organização do calendário mensal e diário.

Resumindo, acho que o Bullet Journal é um método simples e que funciona bem se for adaptado às nossas reais necessidades, rotinas e hábitos. Se gosta de escrever, se já pensou até em ter um diário, ou algo que ajude a exteriorizar tudo aquilo que tem na mente, o Bullet Journal é o indicado !

Caso queiram experimentar o método mas ficaram com alguma dúvida, estarei disponível para esclarecer qualquer uma das vossas questões. Espero que tenham gostado de conhecer o Bullet Journal. Irei fazer alguns artigos deste género a aprofundar alguns métodos de organização que conheço. O objectivo é que experimentem, até acharem aquele que mais se encaixa com a vossa rotina.

Já conheciam este método de organização ? Se sim, qual é a vossa experiência ?

Gostou deste artigo? Guarde-o no Pinterest.

bullet-journal-pinterest

Partilhar: