Como-usar-trello-melhorar-produtividade

Gostaria de aumentar a sua produtividade ? Conheça o Trello, uma ferramenta digital eficiente, que vai organizar a sua vida e melhorar a sua produtividade.

Para atingir um elevado nível de produtividade, é preciso ter a capacidade de gerir o tempo, o foco, bem como, a energia despendida.

Extremamente visual e intuitivo, o Trello tornou-se numa das ferramentas digitais mais populares para aumentar a produtividade.

Para quem precisa organizar melhor os processos da sua empresa ou até mesmo, as suas tarefas diárias e projectos pessoais, o Trello é uma excelente opção.

Neste artigo, decidi apresentar algumas dicas de como usar o Trello para gerir os seus projectos e melhorar a sua produtividade. Continue a ler…

Neste artigo, os tópicos que vai encontrar são:

  1. O que é o Trello?
  2. Como funciona o Trello?
  3. O Kanban e o Trello
  4. O GTD e o Trello
  5. Inspiração: Quadros do Trello
  6. O nosso tempo é limitado.

 

1. O que é o Trello?

Criado em 2011, o Trello é uma ferramenta online que trabalha com quadros de listas de tarefas, representadas por cartões. A organização torna-se prática, flexível e visivelmente fácil de ser entendida.

Trello-CreativeFocus

A ferramenta é gratuita e permite organizar equipas de trabalho, ou tarefas pessoais. Assim sendo, o Trello é válido para todas as empresas e pessoas, que precisam ser mais organizadas e produtivas.

O Trello permite:

  • Adicionar notas;
  • Anexar arquivos;
  • Criar listas;
  • Adicionar etiquetas por cor;
  • Estabelecer prazos de entrega;
  • Compartilhar tarefas com outras pessoas;
  • Integrar plataformas de armazenamento como Google Drive, DropBox, entre outras.
  • Adicionar Power-ups e Plugins, conforme as necessidades do usuário;
  • Entre outras funcionalidades.

Invista nas listas de tarefas do Trello, adicione várias acções e optimize o seu tempo a duplicar as listas de tarefas, para diferentes cartões.

Leitura Recomendada: A importância de uma Lista de Tarefas

2. Como funciona o Trello?

Para saber como funciona o Trello, apenas precisa de conhecer os três elementos principais: os quadros, as listas de tarefas e os cartões.

  • Os quadros para serem bem organizados, devem conter listas;
  • As listas devem conter os cartões, com as tarefas que devem ser feitas e os seus detalhes como: o título do cartão, a descrição, quem vai executar a tarefa, entre outras informações.

Recomendo ver o vídeo abaixo para entender melhor como funciona o Trello. O vídeo foi feito pela equipa do Viver de Blog.

O Henrique Carvalho, CEO do projecto Viver de Blog, explica como o Trello funciona e como a equipa do Viver de Blog utiliza o Trello.

Penso que este é um óptimo exemplo para perceber e entender como o Trello funciona.

Comece agora a usar o Trello, crie uma conta gratuita e experimente!

3. O Kanban e o Trello

Apesar do Trello ser uma ferramenta versátil e facilmente utilizado com diferentes metodologias de organização, o Kanban foi a verdadeira inspiração para o desenvolvimento desta ferramenta online.

Para quem não conhece, o Kanban é uma metodologia japonesa, desenvolvida pela indústria automotiva após a Segunda Guerra Mundial.

Esta metodologia inclui três princípios fundamentais:

  • Tarefas por fazer (To do);
  • Em andamento (In progress);
  • Feito (Done).

Kanban-Trello

O Trello usa o Kanban como conceito central. Prometo fazer um outro artigo com mais detalhe sobre a metodologia Kanban.

4. O GTD e o Trello

O GTD – “Getting Things Done” traduzido como “A arte de fazer acontecer”, tem como objetivo melhorar a organização, produtividade e gestão de tempo.

Leitura recomendada: A minha opinião sobre o método Getting Things Done (GTD)

Lançado pelo David Allen em 2001, o livro GTD tornou-se um best-seller e desenvolveu uma legião de seguidores e adeptos da metodologia.

O Trello pode funcionar de maneira extremamente eficiente com o GTD. É possível adicionar os pontos principais da metodologia que são:

  • Capturar
  • Esclarecer
  • Organizar
  • Rever
  • Fazer

Existe também um artigo muito interessante, desenvolvido pela equipa do Trello, sobre a utilização do GTD no Trello, clique aqui para ler. 

5. Inspiração: Quadros do Trello

Versátil e muito conhecido entre profissionais de diversas áreas, o Trello é extremamente simples.

Conforme as necessidades de cada utilizador, o Trello pode ser ajustado a diversas aplicações.

Agora que já conhece melhor a plataforma, aconselho a explorar alguns dos quadros inspiradores do Trello, para turbinar a sua produtividade.

Descubra quais os quadros que melhor se adaptam ao que precisa de fazer.

As minhas sugestões:

  1. Processo de Revisão Semanal: Tarefas
  2. Metas Pessoais e de Trabalho
  3. Calendário Editorial
  4. Método GTD no Trello
  5. Planear Viagens 

6. O nosso tempo é limitado

Sabia que o tempo é limitado? Há quem faça de tudo para pensar que o seu tempo é infinito. Mas, a morte é o destino que todos nós compartilhamos.

Decidi terminar o artigo desta forma, talvez um pouco agressiva, contudo é importante que entenda como o tempo é escasso para todas as coisas que queremos fazer.

O vosso tempo está limitado por isso, não o desperdicem a viver a vida de outra pessoa. Não fiquem presos ao dogma que é viver com os resultados dos pensamentos de outra pessoa. Não deixem que o barulho das opiniões dos outros abafe a vossa voz interior. E, mais importante de tudo, tenham a coragem para seguir o vosso coração e a vossa intuição. Eles já conhecem, de alguma forma, aquilo em que querem realmente tornar-se. Tudo o resto é secundário.

– Steve Jobs

Por mais dicas e ferramentas que existam, a produtividade resume-se numa questão de preservarmos o nosso tempo da melhor forma, para conseguirmos realizar os nossos objectivos e sonhos.

O Trello é uma ferramenta de trabalho que utilizada de forma correcta e com disciplina, torna-se essencial na optimização do nosso tempo.

Já conhecia o Trello? De que forma utiliza? O que acha sobre ele? Se é a primeira vez que vai utilizar a ferramenta, partilhe comigo o que achou, conseguiu adaptar às suas necessidades?

Espero que este artigo, ajude mais pessoas a realizarem-se os seus sonhos e os seus objectivos, tanto pessoais como profissionais.

Tempo-Limitado-SteveJobs

Partilhar: