Como tornar a organização um hábito

Criar um hábito nem sempre é fácil, principalmente quando falamos em organização. Segundo Charles Duhigg, autor do livro A Força do Hábito, a chave para fazer exercício diariamente, tornar-se uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso, é entender como os hábitos funcionam.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Duke, os hábitos correspondem a pelo menos 40% dos nossos comportamentos. É verdade, os hábitos realmente influenciam as nossas acções. Existem milhares de comportamentos e padrões que foram criados na nossa cabeça ao logo dos anos. Desde vestir, preparar o pequeno-almoço, fazer a cama, etc.

No livro A Força do Hábito, Duhigg refere que existem várias pessoas que mudam a sua alimentação depois que começam a fazer exercício regularmente. E não só, também se tornam mais produtivas, fumam menos, demonstram mais paciência, etc. Não se sabe ao certo o motivo exacto deste acontecimento, mas cultivar hábitos pode gerar mudanças e acrescentar outros novos hábitos.

Uma das dicas mais importante deste livro, é o ensinamento de como devemos criar novas rotinas neurológicas mais poderosas. Em vez de tentar mudar um hábito antigo, precisamos talvez de modificar a nossa rotina. Desenvolver um novo desejo que nos conduza a realizar uma rotina, para assim, aproveitarmos algum tipo de recompensa desejada.

Nunca vai mudar a sua vida, senão mudar alguma coisa que faz diariamente. O segredo do sucesso é encontrar a sua rotina diária.

– John C. Maxwell

Nos anos 50, os japoneses retomaram as ideias da administração clássica de Fayol para renovar a indústria, tendo desenvolvido o conceito de melhoria contínua, o chamado Kaizen. Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor. As mudanças feitas devem ser graduais e nunca demasiado bruscas, para não perturbar o equilíbrio da estrutura de qualquer indivíduo ou organização.

É difícil criar um novo hábito. E por isso, este deve ser introduzido de forma gradual e com consistência na nossa vida.

A Organização como um novo hábito

Organização Hábito

Passo 1. Defina o seu Propósito

Nesta primeira fase, vamos analisar não o que o motiva a querer ser uma pessoa mais organizada, mas sim, qual o propósito. Qual é o seu objectivo ? Quer tornar a sua vida mais produtiva em casa, no trabalho através da organização ?

Passo 2. Escolha um Gatilho

O gatilho serve para melhorar a fixação do propósito na sua mente. Por exemplo: “Vou começar a fazer exercício todos os dias, às 7:00” ou “Beber 1,5l de água todos os dias”. Escreva qual o gatilho que deseja implementar.

Passo 3. Baby Steps

Comece devagar. Não procure mil informações e soluções de uma vez só. Tentar organizar a vida num dia é praticamente impossível. Aliás a organização é um hábito que deve ser constante e como já referi, algo gradual.

Passo 4. Consistência e Determinação

Diria que talvez este será um dos passos mais importantes. Quando procuramos encontrar a “perfeição” que não existe na organização, por vezes ficamos frustrados (acreditem, sei bem o que isto é). Gastamos tempo a procurar novos métodos, ferramentas e acabamos por depois achar tudo muito complexo ou simplesmente, confuso e desistimos.

Não desista ! O importante mesmo, é experimentar alguns dos métodos que achamos mais interessantes e aplicarmos na nossa vida, segundo a nossa rotina. Como já referi antes, não existe um método perfeito para a organização, porque somos todos diferentes e cada um tem os seus hábitos. Existem sim, ferramentas e estudos disponíveis que ajudam a tornar a organização um processo menos complexo, algo mais simples.

É importante entender o que faz manter o hábito

Acreditar é muito importante. Se não acreditar, nada acontece. É preciso existir uma convicção dentro de nós, um desejo de mudança real, de determinação para fazer acontecer. Existem várias fórmulas para mudar hábitos, mas isto continua a ser um assunto que exige esforço e que varia conforme o contexto, personalidade e aspectos individuais de cada um.

Benjamin Franklin Quote

Resumindo, como pode então, tornar a organização um hábito na sua vida ? Pense no propósito que o leva a querer ser uma pessoa mais organizada, seja consistente, comece devagar e acredite para ver resultados !

Gostaram do artigo ?  Espero profundamente que estas ideias tenham melhorado e entusiasmado um bocadinho mais a criar e a manter a organização como um hábito das vossas vidas.

Até ao próximo artigo !

Gostou deste artigo? Guarde-o no Pinterest.

organização-habito

Partilhar: