Benefícios do Stress

Acusado e condenado, o Stress tem sido visto como um dos maiores inimigos do mundo moderno.

Por vezes, tudo o que precisamos é de uma boa dose de inspiração. Normalmente, procuro inspiração no Pinterest, no Linkedin e nas famosas TED Talks. Há algum tempo, assisti a uma TED Talk que me fez perceber e encarar o Stress e a ansiedade, numa perspectiva diferente.

Acredita que o Stress é prejudicial para a sua saúde ? Se sim, continue a ler.

Para quem não conhece, vou fazer um breve resumo do que se trata. TED é a abreviação das palavras Tecnologia, Entretenimento e Design, e trata-se de uma organização sem fins lucrativos, destinada à disseminação de ideias em forma de conferências, palestras e eventos. São vídeos com influenciadores, escritores e conhecedores de várias áreas, que debatem e espalham ideias pertinentes e actuais.

Kelly MCGonial é psicóloga de saúde e tem vindo a estudar há mais de dez anos, os efeitos do Stress no nosso corpo.

A minha missão é ajudar as pessoas a serem mais felizes e mais saudáveis.

– Kelly MCGonial

Na TED Talk “How to Make Stress Your Friend”, Kelly muda radicalmente a sua abordagem ao problema. Na palestra realizada na Escócia, a psicóloga demonstra como podemos realmente transformar o Stress, num aliado poderoso para a nossa saúde. Impressionante, certo ?

Kelly começa a sua abordagem baseando-se num estudo realizado nos Estados Unidos, com cerca de 30 mil adultos, acompanhando-os por um período de oito anos. A intenção da pesquisa era investigar como as diferenças na percepção e na quantidade de Stress sofridos pelos participantes, afectavam a sua saúde.

Participantes com altos níveis de Stress obtiveram 43% risco de morte.

Contudo, estes números apenas eram válidos para os participantes que também acreditavam que o Stress era prejudicial para a sua saúde. O grupo de pessoas que possuía altos níveis de Stress, mas não acreditavam que era prejudicial para a sua saúde, obtiveram níveis de mortalidade baixos.

Na realidade, estes participantes possuíam níveis de mortalidade quase tão inferiores, como participantes que reportaram pouco Stress.

Durante a Ted Talk, Kelly sugere que as pessoas encarem o Stress como um factor positivo e apresenta um mecanismo, até então desconhecido para reduzir o Stress: Aproximar-se dos outros.

Independentemente do seu Stress, confie na sua capacidade de lidar com ele e lembre-se do motivo pelo qual se encontra assim. Tente fazer alguma reflexão / meditação, escreva num papel ou desabafe com um amigo, mas relaxe e pense no Stress como algo normal, natural e simples.

Eu sei que por vezes não é fácil e torna-se algo complicado de controlar. Mas nesses momentos, respire fundo e tenha paciência.

Gostou deste artigo? Guarde-o no Pinterest.

benefícios-stress-pinterest

Partilhar: