5-coisas-para-fazer-antes-que-o-verão-acabe

Neste artigo, apresento algumas sugestões de coisas para fazer antes que o Verão acabe.

O Verão é uma das estações mais esperadas, não só porque significa calor e praia, mas porque também significa para algumas pessoas, a época de descanso e de férias.

Em Portugal, o fim do Verão aproxima-se com a chegada do mês de Setembro, considerado por muitos como o novo Janeiro.

Antes que a rotina volte ao normal, aproveite os últimos dias desta estação para fazer algumas coisas, que em outros momentos não consegue.

Continue a ler o artigo para saber mais.

1. Ver o nascer do sol

A cada dia que nasce, existe uma nova oportunidade!

Acordar, ver o nascer do sol e dar uma corrida pela praia, pode ser um momento ideal para energizar a sua mente e para acalmar o seu coração.

Os nossos pensamentos também são uma demonstração de energia que acumulamos dentro de nós. E o nascer do sol, pode tornar-se um momento único de reflexão e de meditação.

Sozinho ou acompanhado, aproveite para agradecer as coisas boas que têm acontecido, mesmo que sejam poucas. A gratidão é muito importante!

2. Álbum de fotografias

Os álbuns fotográficos são a melhor maneira de preservar as memórias da sua vida. Se viajou ou esteve de férias em algum local em específico, tire algum tempo para organizar um álbum de fotografia, com algumas das memórias dessa viagem.

Seleccione as melhores imagens, faça alguma edição, imprima essas fotografias (nem que sejam apenas 10) e guarde esses momentos num álbum de fotografias, ou se preferir utilize o Bullet Journal para isso.

Leitura recomenda: Método de Organização – Bullet Journal

3. Contar estrelas

Contar estrelas é um clássico das noites de verão. Isto era algo que fazia quando era criança e que me traz ainda nos dias de hoje, alguma nostalgia.

Actualmente, as pessoas andam tão ocupadas e dispersas, que se esquecem destes pequenos momentos que são tão simples e relaxantes, como apreciar o céu estrelado e perceber as diferentes constelações.

Permita-se usufruir deste momento. Conecte-se com a natureza e preste atenção no que o rodeia.

4. Preparar uma refeição de despedida do Verão

Com o sol a aquecer a alma e o coração, organize um almoço ou até um piquenique com familiares, amigos ou com aquela pessoa especial.

Faça uma pequena festa de despedida do Verão, aproveite e convide pessoas com quem já não está há algum tempo. Converse, sorria e crie novas memórias. Aproveite para relembrar todos os bons momentos que viveu no Verão.

5. Visitar um local desconhecido

Aproveite os últimos dias do verão para conhecer novos locais. Descubra sítios maravilhosos, pesquise e aventure-se!

Seja uma cidade, um museu, uma exposição, uma praia, um parque mas aproveite os últimos dias mais quentes, para visitar um local que ainda não tenha conhecido.

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

– Dalai Lama

Sabem, às vezes são destes momentos simples que precisamos para acalmar a nossa mente e a nossa alma. Se pararmos para pensar, nem sempre temos a nossa mente, os nossos pensamentos no AGORA, no momento que estamos a viver.

Falo por mim, que gosto de organizar e planear o meu futuro. Mas, senão formos conscientes, isto pode provocar-nos ansiedade e também certa frustração. E no mundo conectado em que vivemos, muitas vezes, um simples exercício como contar estrelas ou ver um filme, ou seja, viver aquele momento no presente, pode ser verdadeiramente transformador.

Então, vou lançar um desafio ! Para todos aqueles que conseguiram ler o meu artigo até ao fim, quero que hoje vivam apenas o presente.

  • Dê atenção às pessoas;
  • Faça algo que já quer fazer há algum tempo, mas que tem adiado;
  • Converse mais;
  • Pense naquilo que está a sentir agora;
  • Reveja a sua situação actual (repare que este exercício pode ser muito difícil, porque temos a tendência de pensar no passado e no futuro sempre, mas permita-se apenas pensar no AGORA, no hoje, por exemplo, como se sente ao ler isto);

Cheguei à conclusão que a organização e o planeamento ajudam-me a alcançar o AGORA que quero viver todos os dias. Apesar de achar importante planear o futuro, actualmente não deixo que isto se torne demasiado importante. Não! O importante é o AGORA, o PRESENTE. O que temos, o que é real.

Prometo que vou escrever um artigo a aprofundar mais estes pensamentos.

Ter consciência daquilo que faz diariamente, na minha opinião, actualmente é um privilégio. É simplesmente conseguir tomar um café, sentindo o aroma, o sabor e o momento. É conseguir conversar com alguém, olhando nos olhos, sem distracções, sem “falta de tempo”.

É dar atenção e estar atento ! Por isso, aproveite as dicas que dei, reinvente algumas novas e aproveite os últimos dias deste Verão. Partilhe se tiver mais algumas ideias e sugestões.

Partilhar: